fbpx

novembro 16

0 comentários

Como usar o Google Flights para planejar suas viagens

Você já sabe como usar o Google Flights?

Se você planeja viajar de avião, o Google Flights é a plataforma perfeita! Quem já tem o costume de voar sabe como os preços de passagens áreas podem variar de acordo com vários fatores, e é inviável pesquisar o valor site por site.

Pensando em facilitar a vida do usuário, o Google lançou uma plataforma que permite a comparação de passagens áreas disponíveis na internet. Dessa forma, em apenas poucos minutos você poderá encontrar o voo que melhor atenderá suas necessidades.

Então, se você já está cansando de passar horas buscando passagens, venha entender detalhadamente como funciona o Google Flights!

O que é o Google Flights?

É uma plataforma da Google que faz a comparação entre passagens áreas disponíveis na internet. Dessa maneira, é possível encontrar opções de excelente custo-benefício e que atendem perfeitamente a expectativa de cada um.

Veja a seguir qual é a cara do site logo que você acessa.

Página inicial do Google Flights
Página inicial do Google Flights

Uma das grandes vantagens do Google Flights são os filtros disponíveis. Dessa forma, cada um pode selecionar o tipo de voo que prefere.

Portanto, fica a cargo do usuário escolher destino, data da viagem, número de passageiros, preço limite, dentre outras várias opções oferecidas.

Além disso, existe a opção de explorar destinos. É uma ótima oportunidade para quem deseja encontrar preços baixos e novos destinos.

Entretanto, existe um ponto que os usuários consideram negativo: a plataforma não faz a venda das passagens. O objetivo é exibir as opções disponíveis, comparando preços e outros quesitos.

Como usar o Google Flights?

Encontrar passagens aéreas com um bom custo nem sempre é fácil. Por isso, é importante aprender como usar o Google Flights.

Já deu para perceber que essa é uma excelente forma de encontrar passagens aéreas, certo? Então que tal entender como você pode usar essa ferramenta a seu favor?

A plataforma é bastante intuitiva e super simples de usar. Mas para que você não tenha problemas durante sua pesquisa, montamos um passo a passo detalhado.

Passo 1 – Google Flights

Logo que você entra no Google Flights encontrará o seguinte campo para inserir as informações sobre a viagem.

Definição dos destinos
Campo de pesquisa do Google Flights

Nessa etapa você deverá inserir o local de partida e o destino na viagem. Além disso, já é o momento de fornecer as datas desejadas para o voo.

Um ponto bastante interessante aqui é que você não precisa colocar uma cidade no campo de destino. É possível preencher com um país ou até mesmo um continente.

Essa é uma excelente ideia para quem ainda está procurando um destino para a próxima viagem.

Passo 2 – Google Flights

Em seguida, você deve clicar na setinha ao lado de “Ida e volta”. O seguinte menu será aberto.

Google Flights: Tipo do Trecho
Informações sobre o tipo de trecho da viagem

Agora é a hora de informar se você está buscando por trechos de ida e volta, apenas ida ou até mesmo múltiplos destinos.

A opção “Várias cidades” permite que o viajante pesquise voos com diferentes locais de partida e destinos, portanto, é uma excelente funcionalidade para os mochileiros de plantão.

A seguir explicaremos mais sobre essa funcionalidade.

Passo 3 – Google Flights

Feito isso, a próxima etapa é selecionar o número de passageiros desejado. Para isso, clique no menu “Passageiro”.

Inclusão de Passageiros
Informações sobre o número de passageiros

Aqui você deve indicar o número de passagens que precisa, tanto para adultos quanto crianças.

Passo 4 – Google Flights

Por fim, o Google Flights solicita que o usuário informe o tipo de passagem que busca. Você pode escolher entre Econômica, Econômica Premium, Executiva e Primeira Classe.

Google Flights: Tipo Passagem
Informações sobre o tipo de passagem

Mais uma etapa simples e intuitiva como as anteriores. Basta clicar na setinha apontada para baixo e escolher a opção desejada.

Passo 5 – Google Flights

Prontinho, com poucos segundos todas as informações necessárias são fornecidas.

Agora basta clicar em “Pesquisar” e será direcionado a página que apresenta os resultados de acordo com as especificações preenchidas.

Tela de pesquisa do Google Flights
Página de resultados do Google Flights

Essas perguntas iniciais garantem que o Google Flights indique opções mais assertivas, dentro das suas expectativas.

Mas não para por aí! Quem preferir, pode filtrar ainda mais os resultados. Veja em seguida como fazer isso.

Filtrando os resultados do Google Flights

A grande variedade de filtros é umas das grandes vantagens do Google Flights em relação a outras plataformas de buscas de passagens aéreas. Dessa forma, você não só encontra preços menores como também pode escolher uma companhia aérea de preferência, um intervalo de horário para o voo, dentre outras opções.

Para isso, você pode fazer ajustes simples na página de resultados de busca da plataforma. Logo abaixo do campo de pesquisa você encontrará esses filtros.

Bagagens

Quem viaja com certa frequência sabe que as companhias aéreas costumam cobrar tarifas de bagagens. Algumas já incluem esse valor no preço da passagem e outras cobram a parte, de acordo com o tipo de bagagem (bagagem de mão ou bagagem despachada).

Então, o Google Flights criou um filtro que permite selecionar o número de bagagens de mão que o usuário pretende levar.

É importante lembra que cada companhia aérea disponibiliza em seu site informações a respeito da bagagem de mão. De modo geral, a regra é o limite de até 10 kg e as dimensões máximas de 55 X 35 X 25 cm. Mas confira com essa informação antes de prosseguir com a compra.

Escolha das Bagagens
Filtro bagagem

Além disso, esse filtro conta com uma explicação mais detalhada sobre bagagens, desenvolvida pela própria plataforma. Você pode conferir clicando em “Saiba mais sobre a seleção de bagagens”.

Escalas

Voos de longa distância exigem pelo menos uma escala, e nesse caso não há o que ser feito. O máximo que o passageiro pode fazer é buscar opções com um número mínimo de paradas.

No entanto, em voos nacionais de curta distância não são necessárias escalas, mas você pode optar por fazer paradas com o objetivo de pagar um pouco menos na passagem. Nesse caso, o ideal é escolher a opção “Qualquer número de paradas”.

Contudo, se você prefere otimizar a viagem e não fazer escalas desnecessárias, e para isso está disposto a pagar um pouco mais, selecione a opção “Somente sem paradas”.

Você também pode escolher fazer 1 parada ou menos e 2 paradas ou menos.

Google Flights: Escalas
Filtro escalas

Companhias aéreas

A fim de atender as pessoas que têm alguma companhia aérea de preferência, o Google Flights criou esse filtro.

Para aqueles que não se importam com isso, basta clicar na opção “Selecionar todas as companhias aéreas”.

Mas quem tem uma ou mais companhias queridinhas pode selecionar apenas essas.

Google Flights: Companhias aéreas
Filtro companhias aéreas

Preços

O preço é um fator importante na decisão de compra. Por isso, não poderia faltar um filtro para isso.

Aqui o passageiro pode selecionar o valor máximo que gostaria de pagar na passagem aérea. É um excelente filtro, pois já exclui as opções que não cabem no bolso.

Filtro preço

Horários

Principalmente em viagem de negócios, é importante escolher um voo em horário específico.

Até mesmo para personalizar ainda mais um passeio em família, esse filtro permite que você determine um intervalo de horário tanto para a partida quanto para a chegada.

E caso você não tenha restrições ligadas a horário, basta manter a barra nos extremos, pois assim o algoritmo do Google Flights vai buscar e exibir todos os voos que acontecem ao longo das datas escolhidas.

Horários
Filtro horários

Aeroportos de conexão

Caso seu voo exija alguma conexão ou caso você tenha optado por fazer paradas, a plataforma permite a escolha do aeroporto de conexão e a duração da parada.

Essa é uma excelente opção para quem vai encontrar algum amigo ou familiar no meio do caminho.

Além disso, se você quiser conhecer alguma cidade que fica na rota de viagem, é possível fazer uma parada de duração mais longa.

Aeroportos
ltro aeroportos de conexão

Mais

Esse último filtro disponibiliza algumas opções extras, como a duração do voo e a busca por passagens separadas.

Em relação a duração do voo, você pode escolher, dentro dos limites, o intervalo máximo que deseja ficar no avião.

Já o filtro “passagens separadas” é mais uma opção para quem busca uma economia na hora da compra. Selecionando “mostrar passagens separadas” você receberá resultados de parceiros diferentes.

Nesse caso, a reserva deve ser feita separadamente, mas vale a pena para quem quer economizar.

Mais configurações
Filtro Mais

Dicas interessantes para usar no Google Flights

O Google Flights realmente é uma plataforma incrível e que tem muito a oferecer aos usuários. Além de ser fácil de usar e disponibilizar vários filtros, o site oferece opções diferenciadas para atender a públicos diversos.

Veja agora algumas dicas para tirar melhor proveito em suas pesquisas.

Opção “Várias cidades”

Como falamos no passo 2 de como usar o Google Flights, existe uma opção chamada “Várias cidades”.  Nela você conseguirá pesquisar múltiplos destinos, aplicando todos os filtros da plataforma.

É perfeita para quem pretende viajar para várias cidades. Por isso, essa ferramenta é muito usada pelos mochileiros.

Ao selecionar essa opção, você poderá inserir o número de campos de pesquisa que desejar. Para isso, clique em “Adicionar voo”. Você encontrará a seguinte disposição:

Ferramenta para incluir cidades
Ferramenta Várias Cidades

Após configurar tudo de acordo com suas preferências, basta clicar em “Pesquisar” e logo será direcionado a página com os resultados.

Função “Explorar destinos”

Essa dica é para os viajantes que ainda não têm um destino em mente, mas seja qual for querem economizar nas passagens.

Logo na página inicial, existe a opção “Explorar destinos”.

Colocando apenas o local de partida e clicando nessa função, você encontrará passagens com valor promocional para diversos lugares ao redor do mundo. Veja um exemplo a seguir.

Exploração de Destinos
Função “Explorar destinos”

Dessa forma você pode estudar as possibilidades e conhecer novos destinos dentro do seu orçamento. Uma ótima estratégia para viajar pagando pouco.

Verifique se o valor ofertado é barato mesmo

Se você não tem o costume de viajar e por isso não entende muito sobre a média de preços das passagens aéreas, o Google Flights também te ajuda nisso.

Na página de resultados, existe uma ferramenta que analisa se os preços encontrados estão dentro do normal ou não.

Além disso, mostra o histórico de preços dos últimos dias. Dessa maneira, o usuário consegue observar se existe uma tendência de queda ou aumento nos valores.

Verificador de preços do Google Flights
Verificador de preços

Note que os preços variam bastante mesmo em intervalos curtos, por isso, vale a pena monitorar os preços para comprar em dias certeiros.

Continue lendo, pois em breve nós ensinaremos como você pode monitorar os preços das passagens que te interessam.

Outras funcionalidades do Google Flights

Aprender o básico de como usar o Google Fligths nem sempre resolve os principais problemas. Por isso, vamos avançar um pouco mais.

Você deve ter percebido que abaixo dos filtros presentes na página de resultados, existem 3 ferramentas que ainda não citamos por aqui.

Pois bem, chegou a hora delas. Entenda a seguir o que elas oferecem aos usuários.

Calendário

Se você conta com datas flexíveis, uma boa ideia é conferir o calendário.

Calendário de preços
Calendário de preços

Nele você encontra os preços a cada dia e consegue escolher uma opção mais em conta.

Além disso, ele também indica os dias que não há voos disponíveis, que são os retângulos em branco.

Dessa forma você escolhe a data perfeita para a sua viagem.

Gráfico de preço

Já o gráfico de preços tem uma proposta um pouco diferente. É uma ferramenta abrangente. Perfeita para aqueles que estão no início do planejamento das férias.

Gráfico de preços
Gráfico de preços

Com esse gráfico, você consegue acompanhar a média de preços ao longo do ano e assim marca sua viagem numa época que apresente bom custo-benefício.

Aeroportos por perto

Se você vai desembarcar numa região com mais de um aeroporto, essa ferramenta vai te ajudar bastante.

Visualização de Aeroportos
Aeroportos por perto

Aqui você seleciona os aeroportos que atendem sua chegada e assim pode encontrar preços ainda mais atraentes para sua viagem.

Assim que você clica nessa ferramenta, o mapa da região abre, permitindo que você confira os aeroportos mais próximos.

Como criar um alerta no Google Flights

É muito comum encontrar um vôo perfeito, mas fora do orçamento. Por isso, essa ferramenta pode ser útil.

Alertas do Google Flights
Como monitorar preços no Google Flights

Depois de fazer sua busca, basta selecionar a opção “Monitorar preços”. Dessa forma, você receberá alertas de preço e dicas de viagem em seu e-mail.

Isso significa que se o preço abaixar, você receberá uma notificação para não perder a oferta.

Para usar essa ferramenta é importante fazer o login na plataforma com uma conta Gmail.

Já aprendeu como usar o Google Flights

Aprender como usar o Google Flights é simples. Mas algumas dicas são bem vindas.

Para encontrar passagens baratas não basta saber usar essa ferramenta. Você precisa entender usar os filtros a seu favor para extrair melhores resultados.

Então é sobre isso que iremos falar agora. Truques simples, porém poderosos para busca dos melhores preços.

Flexibilize as datas

Se você tem a oportunidade de flexibilizar as datas da sua viagem, seja a ida ou a volta, faça isso.

Em alguns casos, com apenas alguns dias de diferença, os preços variam significativamente. Dessa forma, você economiza nas passagens e pode investir em passeios ou hospedagens melhores.

Faça buscas mais amplas

A variedade de filtros do Google Flights é incrível e atende muito bem quem deseja encontrar voos mais personalizados.

No entanto, se o que você busca é o menor preço de todos, usar menos filtros é a melhor estratégia.

Então, use apenas os mais simples, localizados na página inicial, e caso necessário, aplique mais um ou dois na página de resultados.

Com isso, sua chance de encontrar passagens baratas é ainda maior.

Pesquise com antecedência

Pode até parecer um pouco clichê, mas é um ponto que vale a pena ressaltar. Na hora de organizar uma viagem, o planejamento com antecedência é seu melhor aliado.

Quando você deixa para comprar passagens ou fazer reservas em cima da hora, acaba pagando um pouco mais por isso.

Portanto, é sempre bom já começar a planejar sua próxima viagem e garantir os melhores preços.

A compra da passagem

Agora que aprendeu como usar o Google Flights, é hora de comprar as passagens.

Porém, o Google Flights não faz a venda das passagens. Contudo, ele apresenta algumas alternativas para compra.

O mais importante, é que agora você já conhece as melhores opções de vôo. Assim, pode contar com nossa agência de viagens. Nós, da Vivencya Viagens, poderemos te auxiliar na compra das passagens.

Somos especialistas em roteiros para famílias. Dessa forma, procuramos entender o que é importante para você e sua família. Em seguida, trabalharemos juntos para definir o roteiro dos seus sonhos.

Entre em contato hoje mesmo e planeje suas próximas férias!


Tags

Como usar o Google Flights, Google Flights, Passagens aéreas baratas


Você pode gostar

Transamérica Resort Comandatuba
Dreamland Bungalows
{"email":"Email address invalid","url":"Website address invalid","required":"Required field missing"}